A história inicia-se em Dezembro de 2004 quando a professora Luísa Silva inicia actividade na área do ensino das danças populares latino-americanas. As aulas regulares, a par com a dinamização de workshops por professores convidados, decorreram nas instalações do Pavilhão dos Galitos, na Forca (Aveiro). A marca Atelier DDX foi a denominação criada para identificar o seu trabalho.

Finda uma década surgiu a necessidade e o desafio de mudar de instalações aproveitando o momento para aliar ao projecto inicial novas modalidades de dança. Desta forma, o âmbito de ensino extende-se a áreas como ritmos africanos, tango argentino, ritmos urbanos, contemporâneo e danças para crianças.Para além da dança surgem também iniciativas em áreas de bem-estar como a Yoga e o Pilates Clínico.

Outubro de 2014 marca o arranque das propostas na nova estrutura física localizada perto do Centro Comercial Glicínias em Aradas (Aveiro) e o projecto ganha uma nova identidade gráfica e uma nova nomenclatura: Atelier DDX – Dança e Bem-Estar.

 

Porquê DDX? (Contributo de um antigo Danadito):

“…corria o ano de 2004, quando nos iniciámos nas aulas de dança com a Luísa (professora). Quase ninguém na turma se conhecia e nas primeiras semanas reinava a timidez e o peso do chumbo nos pés.

A Luísa, sempre muito paciente connosco, lembrava-nos frequentemente: “Vocês são uns danaditos, não estão a dar bem as indicações ao vosso par.” ou então, “Elas são umas danaditas, entram em modo automático e não seguem as indicações do par!” e por vezes também “Eu já vos disse 1089 vezes que têm de marcar atrás primeiro, seus danaditos!”.

Passados uns meses, muito tinha mudado, o chumbo estava a desaparecer e a turma convivia como se de há muito os alunos se conhecessem. Foi então que soubemos que a Luísa era conhecida por Xandrinha, entre os seus familiares e amigos mais próximos.

Em Março de 2006, o nosso grupo de alunos decidiu criar uma mailing list, para facilitar encontros e divulgar eventos. Chegada a hora de dar um nome ao grupo, auto denominámo-nos: os alunos Danaditos Da Xandrinha (DDX)…”

Um Danadito.