Luís Descalço

Luís Descalço

Luís Descalço

Luís Descalço

Formação académica

Licenciado em Matemática pela Universidade de Coimbra (1994), com Mestrado em Informática pela Universidade do Minho (1997) e Doutoramento em Matemática pela Universidade de St Andrews, Escócia (2002).

Profissão

Professor no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro desde 1997. Professor de Yoga no espaço Sitarama em Aveiro desde 2009.

Prática de yoga e meditação

Começou em 2005 a praticar yoga com a professora Cristina Viana, no Jardim de Lótus, em Aveiro e a participar em diversos retiros de yoga e de meditação.

Formação e experiência em yoga e massagem

Em 2009 fez o curso de Instrutores de Yoga Integral, pela Associação de Yoga Integral de Portugal. Em 2010, continuou a formação com a mesma escola, obtendo o grau de Professor de Yoga Integral, com certificação internacional (www.internationalyogaregistry.org/).

Em 2008, fez o curso geral de massagem, pelo Centro Zen, Aveiro, incluindo formação em massagem Tailandesa, Shiatsu, Californiana, Sueca e Geotermal (pedras quentes).

Em Setembro de 2009 abriu, com a sua colega Sílvia Bastos, o espaço de Yoga, Meditação e Massagens – Sitarama – em Aveiro, onde continua a colaborar como professor de Yoga Integral, yoga em pares, yoga acrobático e massagista (www.sitarama.org).

Participou ao longo dos anos em várias formações, workshops e retiros, de yoga e de meditação, de diversas tradições, em Portugal, Inglaterra e Tailândia.

Coordena um grupo de meditação que continua a reunir semanalmente desde 2009 (sitaramameditacao.blogspot.pt).

Campeonatos de yoga

Em conjunto com a sua companheira Juliana Brod, organizou e participou em dois campeonatos de yoga em Portugal em Lisboa em 2010 e Aveiro em 2011. Organizou e participou ainda no campeonato Europeu na Bulgária em 2011, onde obteve o primeiro lugar em Yoga Artístico individual e também em pares no European Yoga Championship.

Yoga Criativo, apresentações públicas e festivais

Fundador do projeto Yoga Criativo (www.yogacriativo.org), que visa incentivar a criatividade na prática do yoga, bem como a criação artística com base no asana.

Fez várias apresentações públicas de yoga artístico, acrobático e criativo; organizou e participou, em 2012 e em 2013, no primeiro e segundo festivais de Yoga Criativo, no Museu de Aveiro, em parceria com o Holmes Place.